Aneel fará leilão para comprar energia de novas usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas

18/11/2011 - 17h37

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para o dia 20 de dezembro um leilão de compra de energia gerada por usinas hidrelétricas, térmicas (biomassa ou gás) e eólicas. O edital foi aprovado hoje (18) pela diretoria da agência reguladora. A energia contratada deve ser fornecida a partir de 1º de janeiro de 2016.

No caso das hidrelétricas, os vencedores do leilão também vão receber a outorga de concessão para produção independente de energia. Seis usinas, com 1,7 mil megawatts de potência instalada, vão participar do certame. Entre elas, o Complexo Hidrelétrico do Parnaíba (PI/MA), formado pelas usinas Estreito Parnaíba, Castelhano e Cachoeira. O complexo será leiloado em bloco, para um mesmo grupo investidor. O leilão também vai garantir a compra de energia das futuras usinas Ribeiro Gonçalves (PI/MA), Cachoeira Caldeirão (AP), São Roque (SC), São Manoel (MT/PA) e Sinop (MT).

Para o leilão de dezembro foram cadastrados 377 empreendimentos de geração que, somados, terão capacidade instalada de 24,2 mil MW.

Edição: Vinicius Doria