Italianos protestam contra plano de austeridade

17/11/2011 - 12h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Um dia depois de tomar posse, o novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, enfrenta hoje (17) a primeira manifestação contra o seu governo. O protesto foi gerado pela insatisfação com as medidas de austeridade. O novo primeiro-ministro da Grécia, Lucas Papademos, também é alvo do primeiro protesto no país desde que tomou posse.

Na Itália, a manifestação tomou conta das principais ruas de Roma, sendo que a concentração ocorreu em frente ao Senado. Os manifestantes reclamam da possibilidade de cortes no Orçamento e de medidas que provoquem o aumento no desemprego. O protesto coincide com uma greve geral do transporte público no país.

Monti pediu aos senadores que aprovem um voto de confiança no seu governo, o que deve ocorrer ainda hoje. Ontem (16) o primeiro-ministro, que acumulará o cargo de ministro da Economia, anunciou a composição do gabinete de governo, formado por acadêmicos e empresários.

Paralelamente, na Espanha, o custo para os empréstimos contraídos pelo governo sofreu hoje aumento atingindo o índice mais alto dos últimos 14 anos. Os juros para os títulos com vencimento em dez anos subiram dos 5,433% registrados em outubro para 6,975%, o patamar mais alto desde 1997.

Esse índice indica que os investidores podem não estar confiantes quanto à capacidade do governo espanhol de pagar suas dívidas. A taxa se aproxima dos 7%, um nível que, em outros países da zona do euro, levou os governos a pedir pacotes de ajuda financeira a organismos internacionais.

No começo do mês, por exemplo, a Itália teve que oferecer juros acima de 7% para captar no mercado o suficiente para a rolagem da sua dívida. Para analistas, essa taxa é insustentável a longo prazo. A Espanha promove eleições parlamentares neste domingo (20) e, segundo pesquisas de opinião pública, partidos de centro e de direita devem sair vitoriosos.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade