Governo estuda desoneração de impostos para reduzir o custo da produção de etanol

17/11/2011 - 20h14

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal está estudando a desoneração de impostos federais para reduzir o custo de produção de etanol no país. Segundo o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, está sendo avaliada a possibilidade de redução do PIS/Cofins para o tratamento da cana-de-açúcar que é processada para a produção do combustível.

O tamanho da redução dos impostos ainda está sendo avaliado pela equipe econômica do governo. “A barreira de sempre é o espaço fiscal para fazer isso, que é muito pequeno. E é isso que estamos equacionando”, disse Barbosa hoje (17), ao sair de reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O governo também deve anunciar nos próximos dias medidas para o financiamento da produção de etanol.

Barbosa comentou ainda a elevação da nota da dívida do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poors, definida hoje (17). “Reflete a qualidade da política econômica brasileira, que é capaz de promover o crescimento, com melhor distribuição de renda e também robusto o suficiente para suportar choques que, eventualmente, venham do resto do mundo”, avaliou.

Edição: Lana Cristina