Alunos de escola da Rocinha recebem treinamento sobre como agir em caso de tempestades

17/11/2011 - 15h46

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Alunos da Escola Municipal Paula Brito, na Favela da Rocinha, zona sul do Rio, participam na tarde desta quinta-feira (17) de um simulado de alerta contra chuvas fortes,  comuns no verão carioca. A Defesa Civil do município pretende treinar, até o fim do mês, cerca de 11 mil alunos de 26 escolas da prefeitura, próximas às áreas que já receberam o sistema de alarme para prevenção de catástrofes.

Cerca de 500 pessoas, entre alunos, professores, agentes comunitários de saúde e de defesa civil, além de voluntários, estão envolvidos na atividade. Durante o exercício, as salas de aula viram casas da favela e tendas montadas no pátio servem como pontos de apoio. Os alunos do 5° ano do ensino fundamental, que fazem o papel dos agentes da defesa civil, têm que orientar os colegas do 1° ao 4° ano, que representam as famílias, sobre como agir em caso de temporais e deslizamentos de terra.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil Municipal, Márcio Mota, apesar da pouca idade, os alunos são bastantes comunicativos e participam intensamente da simulação. "É uma atividade que a gente observa muito a participação deles. Até mais do que outros moradores dessas comunidades que, em alguns momentos, não são muito amistosos".

O subsecretário só lamentou que esse tipo de prevenção não seja ensinado às crianças de forma permanente. "Esse é o primeiro ano que [o programa de simulação] está sendo instalado e eu tenho certeza que isso vai atingir um número muito maior de pessoas".

Além do treinamento, os participantes recebem orientações sobre o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, os riscos geológicos das comunidades onde vivem, os pontos de apoio e onde estão instaladas as sirenes. Também são explicados os protocolos para o acionamento das sirenes, que contempla a previsão do tempo, o alerta por torpedos de celular (serviço de mensagens curtas - SMS, na sigla em inglês) e os níveis dos pluviômetros, aparelho usado para medir a incidência de chuvas, instalados nas comunidades.

Até o início do próximo verão, a estimativa da Defesa Civil é alcançar 66 comunidades com sistema de alerta funcionando e com os exercícios de simulação. Segundo o órgão, 56 comunidades já operam o sistema. Em relação às escolas, até o momento, cerca de 8 mil alunos de 18 unidades já foram treinados.

Edição: Vinicius Doria