Governo sírio está insensível a pedidos para pôr fim à repressão e fazer reformas democráticas, avalia Turquia

15/11/2011 - 14h30

Da Agência Lusa

Brasília - A Turquia perdeu a esperança de ver o regime sírio responder favoravelmente aos pedidos da comunidade internacional para iniciar reformas democráticas e acabar com a repressão à oposição ao regime do presidente Bashar Al Assad, disse hoje (15) o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. "Ninguém espera que ele [Bashar Al Assad] responda aos pedidos da comunidade internacional", ressaltou Erdogan, no Parlamento, em Ancara.

O primeiro-ministro turco tem manifestado frustração, nos últimos meses, em relação à reação do regime de Damasco ao movimento de contestação que começou em março. A repressão aos protestos já resultou em mais de 3,5 mil mortos, segundo as Nações Unidas.

"A administração síria está num caminho perigoso e está no fio da navalha", disse o primeiro-ministro. Ele está convicto que o caminho tomado por Assad terminará no "abismo". Aliada econômica e política da Síria antes da crise no país, a Turquia tem condenado a repressão, e Erdogan anunciou que cortou as ligações com o regime de Damasco.

No sábado (12), as representações diplomáticas turcas em Damasco e Alep foram alvo de violentas manifestações de partidários do regime de Al Assad, depois da decisão da Liga Árabe de suspender a Síria. Esses ataques levaram a Turquia a repatriar da Síria as famílias dos diplomatas.

Apesar das desculpas apresentadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Mouallem, a Turquia espera uma retratação oficial do governo de Al Assad.