Lupi diz que quer resolver pendências no Siafi sobre prestação de contas

10/11/2011 - 10h40

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse hoje (10) que quer resolver pendências sobre as prestações de contas da pasta. Em audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, ele informou que este mês recebeu comunicado do Tribunal de Contas da União para que fizesse um cronograma a fim de reduzir o número de contratos sem registro no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

“Quero fazer o possível e impossível para resolver os processos de prestação de contas que não estão no Siafi". destacou.

Ele está na Câmara para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de propina cobrada por assessores de seu ministério a organizações não governamentais (ONGs). De acordo com Lupi, dos 491 convênios na área de qualificação (de 2003 a 2007), 18 estão com prestação de contas rejeitadas.

O ministro explica neste momento a organização do ministério, onde há 10 mil funcionários, 3 mil auditores e 5 mil unidades descentralizadas.

Para Lupi, é preciso que seja dado a ele e às pessoas ligadas ao seu ministério acusadas de participar do esquema de desvio de propina o direito de defesa. "Nós nos sentimos muito agredidos, porque há uma denúncia anônima."

Ele disse ainda que uma das instituições citadas na reportagem da revista Veja está sendo investigada pela Polícia Federal, por irregularidades. Matéria publicada na revista aponta Anderson Alexandre Santos como operador de um suposto esquema de cobrança de propinas a organizações não governamentais (ONGs) que tinham contratos com o Ministério do Trabalho.

Lupi contou que pediu desculpas à presidenta Dilma Rousseff por ter declarado que só sairia do ministério abatido à bala. "Presidenta Dilma, desculpa se fui agressivo. Peço desculpas. Eu te amo", disse Lupi durante audiência pública.

Ele pediu desculpas também à imprensa, porque, às vezes, "exagera". "Cada um reage de um jeito, e eu reajo indo para o debate, para o embate. Quero pedir desculpas à imprensa, porque às vezes exagero."

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 14h27