Frente fria avança pela Região Sul provocando pancadas de chuvas nos três estados

10/11/2011 - 9h02

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba - Uma frente fria avança pela Região Sul provocando pancadas de chuva e trovoadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve ser forte em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo.

No Paraná, o serviço de meteorologia do estado (Simepar) confirma que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões. Segundo o meteorologista Sanuel Braun, chuvas isoladas já são observadas no estado, ou seja, cobrem pequenas áreas. Chove  próximo a Palmas e São João do Triunfo, sudoeste do estado. A chuva chega ao Paraná pelas regiões oeste e sudoeste. Na região oeste, moradores ainda se recuperam das consequências das chuvas, acompanhadas de fortes ventos e granizo, ocorridas nos dias 29 e 30 de outubro, que afetaram quase 100 mil pessoas de 38 municípios, causando duas mortes.

Boletim do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) mostra que pancadas de chuva com trovoadas atingem o estado entre a tarde e a noite nas regiões oeste, meio oeste, Vale do Itajaí e Planalto norte. Nas outras regiões a chuva ocorre à noite. Há risco de temporal isolado e ocorrência de  vento fraco a moderado com rajadas fortes por alguns momentos, de nordeste a noroeste, variando a sudeste na divisa com o Rio Grande do Sul.  

Os termômetros oscilam entre 10 graus Celsius (°C) e 34°C durante o dia de hoje (10), na Região Sul, segundo o Inmet.

 

 

Edição: Lílian Beraldo