Rússia descarta a adoção de mais sanções ao Irã

09/11/2011 - 12h59

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Rússia descartou hoje (9) a possibilidade de apoiar a adoção de mais sanções ao Irã devido às informações de que há produção de armas nucleares no país. As informações vazaram de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Os norte-americanos, porém, defendem o aumento de restrições aos iranianos.

O vice-ministro do Exterior da Rússia, Gennady Gatilov, disse que novas sanções podem ser interpretadas como "um instrumento de mudança de regime no Irã. Essa abordagem é inaceitável para nós e a Rússia não tem a intenção de considerar tais propostas", acrescentou.

A Aiea informou, na parte que vazou do relatório, que há evidências de que o Irã tenha realizado testes "relevantes para o desenvolvimento de um aparelho explosivo nuclear". Segundo a agência,  a pesquisa iraniana inclui modelos de computadores que só poderiam ser usados para desenvolver um mecanismo de ativação de bombas.

A divulgação de parte do relatório da Aiea,  informando que no Irã o programa nuclear é desenvolvido para fins não pacíficos, foi recebida com cautela pelo governo do Brasil. Para o governo, as informações não podem levar a mais sanções aos iranianos.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse à Agência Brasil que ainda é cedo para fazer previsões e que a expectativa está reservada para a análise dos dados pela agência.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto