CNPq divulga vencedores do 25º Prêmio Jovem Cientista

08/11/2011 - 20h31

Da Agência Brasil

Brasília – Os vencedores do 25º Prêmio Jovem Cientista foram anunciados hoje (8) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este ano o tema foi Cidades Sustentáveis, que teve um número recorde de inscrições. Foram analisados 2.321 trabalhos, 7% a mais do que em 2010.

Os trabalhos premiados abordam o saneamento básico, a integração entre a geração de energias renováveis, a mobilidade sustentável e a criação de embalagens ecologicamente correta para mudas e plantas.

A vencedora na categoria graduado foi Uende Aparecida Ferreira Gomes, com uma dissertação de mestrado sobre a ampliação do saneamento básico para vilas e favelas. Na categoria estudante do ensino superior, ganhou Kaiodê Biague, que abordou o transporte público de qualidade com a geração de energia renovável. Ana Gabriela Ramos, com o trabalho sobre o acúmulo do plástico usado na embalagem das mudas de plantas, ganhou na categoria ensino médio.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Colégio Stella Maris, do Rio Grande do Sul, foram premiados na categoria mérito institucional, por apresentarem a maior quantidade de trabalhos científicos qualificados com mérito.

 

Edição: Aécio Amado