Itália sofre com chuva, inundações e deslizamentos de terra

07/11/2011 - 7h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Itália sofre com a chuva que atinge principalmente as regiões Sul e Noroeste. As áreas de Nápoles e Gênova são as mais afetadas, segundo as autoridades. Um homem morreu ao tentar retornar para casa, em Nápoles, quando seu carro afundou em uma inundação. O mau tempo fez as autoridades esportivas adiarem os jogos de futebol da primeira divisão juvenil.

Motoristas ficaram parados no trânsito, na cidade de Pozzuoli, nos arredores de Nápoles, por causa dos deslizamentos de lama e das cheias dos rios. Nem as igrejas escaparam: várias delas ficaram inundadas e as missas foram canceladas ontem (6).

A cidade de Pompeia, um dos principais polos de turismo do país, também foi atingida. Por medida de segurança, as autoridades impediram a visitação ontem. Nos aeroportos das regiões Sul e Noroeste, a orientação foi para suspender pousos e decolagens.

Em Gênova, onde as inundações provocaram a morte de seis pessoas, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar se a catástrofe poderia ter sido evitada ou pelo menos prevenida. As regiões da Ligúria e da Toscânia foram afetadas pelas inundações, que fizeram dez mortos e geraram danos materiais.

A presidenta da Câmara de Gênova, Marta Vincenzi, foi criticada por não ter fechado as escolas nem ter impedido a circulação de automóveis. Para as autoridades, as inundações no país são as piores dos últimos 41 anos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto