Índice do Ipea que mede distribuição dos frutos do progresso cresce em agosto, mas continua na faixa de instabilidade

01/11/2011 - 16h08

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O resultado do Índice de Qualidade do Desenvolvimento brasileiro (IQD) apresentou aumento em agosto pelo quarto mês consecutivo, tendo alcançado 282,94 pontos. O estudo foi divulgado hoje (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e revela que dois dos índices que o formam cresceram no mês analisado, com exceção do índice qualidade do bem-estar, que, apesar de estável, está na faixa de pontos considerada boa.

Os pontos do IQD registrados em agosto continuam distantes da área classificada como ótima, permanecendo na área de instabilidade do desenvolvimento, apesar de maiores do que o índice apresentado entre março de 2007 e abril de 2008. Nesse período, os países emergentes, como o Brasil, ainda não sofriam os efeitos da crise financeira internacional, que, na época, já começava a atingir os países ricos.

Formam o IQD três componentes: o índice de qualidade do crescimento, o índice de qualidade da inserção externa e o índice de qualidade do bem-estar. Entre os dados analisados para a composição dos índices, estão, por exemplo, se a produção de bens de consumo duráveis cresce mais do que a de bens de consumo não duráveis; se há redução de focos de queimadas; se a exportação de bens manufaturados cresce em relação ao total vendido no exterior; se há elevação dos termos de troca; se há queda da taxa de desemprego e da desigualdade de renda, dentre outros.

O subíndice qualidade do crescimento voltou a subir em agosto, após uma pequena queda no mês anterior. O resultado deve-se principalmente ao desempenho superior da produção, tanto de bens de capital em relação aos bens de consumo, como de bens de consumo duráveis em relação aos bens de consumo não duráveis. O índice ainda permanece na área classificada como instável, com 277,91 pontos.

Após uma estagnação em julho, o índice de qualidade da inserção externa também voltou a subir, retomando a trajetória de recuperação e atingindo os mesmos 243,24 pontos apresentados no início de 2010. Apesar disso, o subíndice ainda permanece na área classificada como instável. O aumento do mês de agosto, além das contribuições dos termos de troca e das reservas internacionais, contou com o desempenho do investimento direto estrangeiro, que representou quase a totalidade do investimento estrangeiro total no país em agosto.

Já o índice de qualidade do bem-estar manteve-se estável em agosto, registrando 342,59 pontos, e, portanto, permanece na área classificada como boa. Essa estabilidade deve-se, em parte, à manutenção da taxa de desemprego e da proporção de trabalhadores formalizados no mercado de trabalho, de acordo com o Ipea.

O IQD é uma pesquisa mensal realizada pelo Ipea que analisa se o desenvolvimento vivido pelo país contempla os requisitos de crescimento econômico com a distribuição dos frutos do progresso. Também aponta se esse movimento tende a se sustentar no tempo. As fontes utilizadas são a Pesquisa Industrial Mensal e a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o balanço de pagamentos feito pelo Banco Central; os dados sobre queimadas e emissão de carbono do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e estudos do próprio Ipea e da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Edição: Lana Cristina