Bolsas na Europa e nos EUA operam em baixa, após anúncio de referendo sobre pacote grego

01/11/2011 - 13h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – As ações nas bolsas europeias caíram, em média, 6,60% ao longo do dia hoje (1º). Para analistas, houve uma reação à decisão do governo da Grécia de promover um referendo para definir sobre o pacote de austeridade cujo objetivo é atender às exigências da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo analistas, se a população rejeitar o pacote de austeridade, o governo e a população da Grécia podem sofrer represálias da União Europeia. O ceticismo e a incerteza se concretizaram nos índices dos bancos gregos, que caíram, em média, 11%.

A Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos, também operou hoje em baixa. O índice Dow Jones registrou 1,61% de perdas e o índice NYSE Composite teve queda de 2,71%, enquanto o Standard & Poor caiu 1,84% e o Nasdaq Composite, 2%.

A iniciativa das autoridades gregas gerou reações também nas principais bolsas europeias. A de Milão, na Itália, caiu em média 6,6%; a de Paris, na França, registrou perdas de 4,97%; e a de Frankfurt, na Alemanha, 4,82%.

A Bolsa de Londres, na Grã-Bretanha, caiu 2,89% e a de Madri, na Espanha, registrou perdas de 4,54%, enquanto a de Zurique, na Suíça, caiu 2,77%, e a de Lisboa, em Portugal, teve queda de 4,3%.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex // Edição: Juliana Andrade