Comprar dólares na Argentina fica mais difícil

31/10/2011 - 5h46

Monica Yanakiew
Correspondente da EBC na Argentina

Buenos Aires – A partir de hoje (31), será mais difícil comprar dólares na Argentina. Toda operação de câmbio terá que ser autorizada pela Afip (a Receita Federal argentina), que determinará se a pessoa ou empresa tem recursos suficientes para adquirir a moeda americana.

Segundo o governo, a medida, anunciada menos de uma semana depois da reeleição da presidenta Cristina Kirchner, serve para combater a evasão fiscal. Mas economistas da área privada consideram que o governo está querendo conter a fuga de capitais. “Nos últimos 51 meses, quase US$ 70 bilhões saíram do sistema financeiro local”, disse à Agência Brasil o economista Carlos Melconian. “E a fuga de capitais acentuou-se nos últimos meses, apesar de todos saberem que Cristina Kirchner seria reeleita com mais de 50% dos votos”.

Ha décadas, os argentinos poupam em dólares – muitos deles, guardados em casa. O hábito mantem-se, apesar da crise nos Estados Unidos e do enfraquecimento do dólar. Os economistas temem que o maior controle do câmbio abra a porta para um dólar paralelo.

Edição: Graça Adjuto