Liga Árabe se reúne no próximo domingo para discutir agravamento da crise na Síria

26/10/2011 - 16h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Catar, xeque Hamad ben Jassem, confirmou hoje (26) que no próximo domingo (30) a Liga Árabe se reunirá para discutir o agravamento da crise na Síria. Jassem se encontrou hoje com o presidente sírio, Bashar Al Assad.

“O encontro com o presidente Assad ocorreu de forma franca e amigável e vamos prosseguir a reunião a 30 de outubro”, disse o xeque, responsável pela delegação da Liga Árabe. “Registramos o compromisso do governo sírio em cooperar com a comissão árabe para garantir uma solução sobre a crise no país”.

Os conflitos na Síria começaram em março. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 3 mil pessoas morreram nos confrontos. Assad é alvo de uma série de cobranças da comunidade internacional principalmente para conter a repressão, orientada por ele, e buscar o diálogo com os manifestantes.

O presidente do Conselho Nacional sírio, Burhan Ghaliun, que representa a maioria dos partidos de oposição a Assad, apelou à comunidade internacional para “proteger o povo sírio”. “É necessário proteger os povos que são vítimas de crimes contra a humanidade. É uma obrigação da comunidade internacional. Há massacres cotidianos [na Síria]”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Rivadavia Severo