Ministro do Trabalho considera "muito graves" as autorizações dadas pela Justiça para trabalho infantil

25/10/2011 - 16h45

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, considerou muito graves as autorizações dadas por juízes para que  menores de 16 anos trabalhem em locais insalubres, como na construção civil, em lixões e na lavouras. “É  mais gave do que imaginei”, disse Lupi. “Isso fere a lei.  Eu penso que lugar de criança é na escola. Quem tem entre 16 e 18 anos pode trabalhar como aprendiz. Ele pode trabalhar com uma carga horária menor, sem deixar de estudar, e ter alguma remuneração.”

Entre as 33 mil autorizações de trabalho para menores de 16 anos entre 2005 e 2010 por juízes e promotores de Justiça de todo país, havia permissões para trabalho em atividades artísticas, no comércio, na prestação de serviços, em atividades agropecuárias, na fabricação de fertilizantes (onde elas têm contato com agrotóxicos), na construção civil, em oficinas mecânicas, na pavimentação de ruas e, até, em lixões.

O número, que a Agência Brasil levantou no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), equivale a mais de 15 autorizações judiciais para trabalho infantil por dia. A Constituição proíbe que menores de 16 anos sejam contratados para qualquer tipo de trabalho, exceto como aprendiz, a partir de 14 anos.

Edição: Vinicius Doria