Depois de terremoto, autoridades da Turquia contabilizam a morte de pelo menos 70 pessoas

23/10/2011 - 17h42

Da Agência Lusa

Brasília - O forte abalo registrado hoje (23) na província turca de Van provocou a morte de pelo menos 70 pessoas, afirmou o vice-presidente do partido governamental do país, Hüseyin Celik, no primeiro balanço oficial.

“O número de mortos ultrapassa os 70”, referiu o dirigente, ao lado do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, na zona atingida. Celik acrescentou que a maior parte das vítimas, 50, morreu na cidade de Ercis, a mais atingida pelo abalo.

Para o instituto norte-americano de geofísica, o tremor pode ter causado a morte de  500 a 1.000 pessoas. Cientistas turcos estimam que já pode haver mil mortos por conta das características das habitações e da violência do abalo.

O epicentro do terremoto foi a 19 quilômetros a nordeste da província de Van e a uma profundidade de 7,2 quilômetros, de acordo com o instituto norte-americano.

A Turquia sofre constantemente com tremores de terra. Dois fortes abalos em regiões muito populosas e industrializadas no noroeste da Turquia causaram, em agosto e novembro de 1999, a morte de 20 mil pessoas.


Em 1970, um terremoto deixou mil mortos na província de Kütahya (noroeste).