Chanceler alemã cobra punição dos países do euro que se endividarem demais

22/10/2011 - 13h53

Da Agência Lusa

Brasília – A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu hoje (22) sanções mais severas e a denúncia ao Tribunal de Justiça da União Europeia dos países do bloco europeu que não controlem as contas públicas e que se endividem excessivamente. “Bruxelas tem falta de competências nesse sentido”, reconheceu hoje a chanceler alemã durante um evento da juventude da União Democrata Cristã (CDU), que preside a cidade de Braunschweig, no norte da Alemanha.

Angela Merkel disse que, se um país viola durante anos o Pacto de Estabilidade e Crescimento, deve ser acusado perante o Tribunal da EU, com independência da autonomia dos Estados-Membros. “Precisamos de mais Europa e mais capacidade de ação nesse campo”, caso contrário não se atingirá um nível equilibrado de competitividade dos países comunitários, disse a chanceler, um dia antes da cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Poucas horas depois, em outro encontro político da CDU, Merkel apelou aos Estados-Membros para que deixem de “viver do crédito”. “É preciso parar de se viver acima das possibilidades de cada um”, alertou a chefe do governo alemão.