Chuva agrava situação em países da América Central e no México, alerta ONU

19/10/2011 - 6h38

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As tempestades e enchentes em seis países da América Central e no México mataram mais de 80 pessoas e deixaram cerca de 570 mil sem condições de voltar para casa. Os dados são do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O governo brasileiro se dispôs ontem (18) a colaborar com ajuda humanitária e a apoiar esses países.

Pelos dados preliminares, El Salvador e a Guatemala são os mais afetados, com pelo menos 150 mil vítimas. Em seguida vêm a Nicarágua, o México, Honduras e a Costa Rica. Praticamente todos os governos desses países decretaram estado de emergência e pediram ajuda internacional.

A situação se agravou com a chegada da tempestade tropical no último dia 12. Os governos informaram à ONU que há registros de prejuízos econômicos por causa das perdas no campo. Paralelamente, autoridades buscam meios de abrigar as pessoas que estão temporariamente ou definitivamente sem casa.

O Ocha informou que a população afetada precisa de água potável, alimentos, medicamentos, produtos de higiene e cobertores. As agências humanitárias começaram nesta semana o trabalho de coleta de doações. O Programa Alimentar Mundial (PAM), vinculado à ONU, também já iniciou a distribuição de alimentos em El Salvador, na Guatemala, em Honduras e na Nicarágua.

Edição: Graça Adjuto