Relator pede prorrogação da DRU por quatro anos, mas votação é adiada

18/10/2011 - 21h18

Danilo Macedo e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O relator da Proposta de Emenda à Constituição 61/2011, que trata da Desvinculação de Receitas da União (DRU), deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou hoje (18) parecer que pede a prorrogação do mecanismo por mais quatro anos. A DRU permite ao governo definir livremente a destinação de 20% do Orçamento.

Após entrega do relatório, que foi fechado no começo da noite, os deputados decidiram pedir vista conjunta e a discussão e votação do parecer foi adiada para a próxima quinta-feira (20).

Cunha disse que decidiu manter no relatório a proposta de prorrogação enviada pelo Executivo porque, segundo ele, é preciso manter essa margem de despesas livres diante das incertezas do cenário econômico internacional.

“O cenário internacional é adverso, não sabemos ainda que margem será necessária. O momento requer preocupação fiscal, é o que estamos fazendo”, disse. O prazo de vigência da DRU termina dia 31 de dezembro de 2011, por isso o governo tem pressa na aprovação da prorrogação. “A PEC tem que ser votada na Câmara e no Senado até o fim do ano”, acrescentou Cunha.

 

Edição: Aécio Amado