Documentário inédito sobre desastre nuclear de Fukushima é destaque da 17ª edição da Mostra VerCiência

18/10/2011 - 5h43

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A televisão estatal japonesa NHK é a grande homenageada da Mostra VerCiência 2011, que começa hoje (18) e vai até o dia 23 deste mês, com eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e Salvador, além de uma seleção especial de programas em outras cidades. A mostra integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de divulgar a cultura científica, com a apresentação de 80 programas de dez países: Brasil, Japão, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália.

Como homenageada especial, a NHK traz para o Brasil o documentário-reportagem Fukushima: Mapeando a Radiação, concluído no começo deste mês e que mostra a atuação de dois cientistas após o desastre da Usina Nuclear de Fukushima. O acidente foi provocado pelo terremoto seguido de um tsunami, em 11 de março deste ano.

A primeira exibição fora do Japão ocorrerá às 15h de hoje (18), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com a presença do chefe da equipe de Programas de Ciência e Meio Ambiente da NHK, Toshihiro Matsumoto.

Mesmo sem ter autorização para entrar na usina, os cientistas Shinzo Kimura e Masaharu Okano, que já tinham estudado a radiação na cidade de Chernobil na Ucrânia, conseguiram retirar amostras de solo e fazer medições em um trecho de 3 mil quilômetros.  

“Eles se rebelaram contra o silêncio que havia sido imposto aos pesquisadores por alguns órgãos oficiais do Japão e com a equipe da NHK foram fazer medições em campo ao redor da usina. Graças ao trabalho deles, muitas pessoas foram avisadas dos riscos de contrair doenças e deixaram suas casas”, explicou um dos curadores da mostra, o jornalista Sérgio Brandão.

Na avaliação de Brandão, também cabe à televisão estatal japonesa outro destaque: um documentário de 90 minutos sob o título Mistério dos Números Primos. “É uma parte da matemática que desafia os matemáticos e os filósofos desde a Grécia antiga e com esse programa, a NHK ganhou um prêmio que é uma espécie de Oscar japonês”, disse.

Na mostra deste ano foram selecionados seis grandes temas: mudanças climáticas; desastres naturais e prevenção de riscos; Ano Internacional da Química; mulheres na ciência; evolução e biodiversidade e aventura da ciência. A introdução do tema Mulheres na Ciência tem o objetivo de homenagear a polaca Marrie Curie (1867 a 1934), ganhadora do Prêmio Nobel de Física, em 1903 e do Prêmio Nobel de Química, em 1911.

A programação e os locais das apresentações poderão ser acessados por meio do endereço eletrônico www.verciencia.com.br.  

Edição: Lílian Beraldo