Comissão Europeia discute semana que vem medidas de socorro aos países atingidos pela crise

17/10/2011 - 15h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os impactos da crise econômica internacional e as medidas que devem ser tomadas pela União Europeia e pelas instituições financeiras da zona do euro – formada por 17 dos 27 países do bloco – serão discutidos no próximo domingo (23) pelo Conselho Europeu.

Porém, o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, avisou hoje (17) que as decisões não serão tomadas de uma só vez. “A chanceler Angela Merkel avisou que não há forma de se realizar o sonho de ver a crise terminada no dia seguinte à cúpula”, disse Seibert.

Segundo o porta-voz alemão, as definições devem reunir medidas a longo prazo que serão adotadas não só este ano, como também em 2012. As propostas do governo da Alemanha serão apresentadas pela chanceler Angela Merkel dia 21 (sexta-feira) ao Parlamento do país – o Bundestag.

De acordo com Seibert, Merkel não pretende fazer qualquer referência às negociações com os parceiros europeus sobre o plano global de solução da crise das dívidas soberanas. Ele se referiu às conversas que Merkel teve com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a recapitalização dos bancos europeus e o reforço das regras de supervisão.

*Com informações da Lusa, a agência pública de notícias de Portugal

Edição: Vinicius Doria