Oposição diz que Mutassim, filho de Khadafi, foi preso

13/10/2011 - 6h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O  Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia informou que Mutassim Khadafi, filho do presidente Muammar Khadafi, foi preso em em Sirte pelas forças de oposição. A cidade de Sirte é considerada um dos últimos redutos de Khadafi. A informação, porém, não foi confirmada por fontes independentes.

Segundo Guma El Gamaty, representante do CNT em Londres (Grã-Bretanha), Mutassim foi capturado em Sirte e levado a Benghazi. O filho de Khadafi, segundo a oposição, foi preso ao tentar fugir pelo mar. A informação sobre a prisão de Mutassim gerou comemorações na capital líbia, Trípoli, com disparos de tiros para o alto.

No entanto, esta não é a primeira vez que fontes do CNT dizem ter capturado filhos de Khadafi. Em ocasiões anteriores, essas informações acabaram sendo desmentidas. Khadafi tem oito filhos, sendo que três deles passaram a viver em Níger. Também há informações que Khadafi está escondido no deserto, na fronteira entre a Líbia e o Níger.

O presidente líbio não é visto publicamente desde que a oposição passou a dominar Trípoli e as principais cidades líbias. Mas Khadafi envia mensagens de áudio, por meio de uma emissora síria, apelando para que a população reaja ao comando do CNT.
 
*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto