Comandante dos bombeiros diz que é preciso estabilizar prédio que explodiu no Rio

13/10/2011 - 13h15

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, disse que serão necessárias intervenções de engenharia para evitar que haja um desabamento do prédio na Praça Tiradentes, onde houve uma explosão na manhã de hoje (13). Segundo ele, parte da estrutura do edifício foi comprometida.

As vigas [estruturas horizontais que seguram as lajes] foram quase que, na totalidade, comprometidas. Agora é um trabalho de engenharia. Vamos ter que, em um primeiro momento, ir eliminando todas as partes instáveis, que ainda causam risco para os bombeiros e para o pessoal que vai continuar trabalhando. A partir daí, fazer uma análise mais criteriosa para saber que intervenção de engenharia tem que ser tomada para assegurar a estabilidade do prédio”, disse.

Segundo Simões, a grande destruição provocada pelo acidente, com muitos destroços, é típica de uma explosão de gás. “É um cenário muito típico da explosão provocada por gás. A gente não pode precisar a quantidade de gás. Toda a parte do térreo e do subsolo foi comprometida”, disse Simões.

Edição: Talita Cavalcante