Abbas e Chávez se reúnem hoje em Caracas para discutir criação do Estado da Palestina

11/10/2011 - 9h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, desembarca hoje (11) em Caracas, na Venezuela, para se reunir com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Abbas faz campanha pela América Latina em defesa da criação do Estado independente e autônomo da Palestina. Da Venezuela, pretende ir à República Dominicana e depois a Portugal. Segundo Chávez, a reunião foi marcada a pedido de Abbas.

"O presidente palestino pediu para vir a Caracas e eu, imediatamente, disse que sim. Acabei de telefonar para o nosso embaixador em Bogotá, Ivan Rincon, que se reuniu com o presidente Abbas [informando sobre a decisão de encontrá-lo]. Nós vamos recebê-lo com um grande prazer para homenagear o povo palestino em sua luta pela causa", disse Chávez. A Venezuela é um dos países mais ativos na defesa da criação do Estado da Palestina.

Abbas está desde ontem (10) na Colômbia. Ele se reuniu com o presidente do país, Juan Manuel Santos. Antes, esteve em El Salvador, quando encontrou o presidente salvadorenho, Mauricio Funes.

Na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, no mês passado, em Nova York, a presidenta Dilma Rousseff defendeu o direito de os palestinos terem seu próprio país. Segundo ela, o seu desejo é saudar o mais breve o possível o Estado da Palestina.

Porém, os governos dos Estados Unidos e de Israel recusam a proposta de Abbas de criação imediata de um Estado da Palestina. Segundo os israelenses, a cidade de Jeresulém, capital religiosa, é indivisível. Os norte-americanos dizem que é necessário aprofundar as negociações e que o momento não é o ideal para criar o Estado palestino.


*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Juliana Andrade