Longa-metragem Rio será apresentado a comunidades carentes da capital

08/10/2011 - 12h21

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Até o próximo dia 14, o Festival de Cinema do Rio e o Instituto Cultura em Movimento (Icem) levarão a dez comunidades carentes a versão dublada do desenho animado de longa-metragem Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha.

O filme conta a história de Blue, uma simpática ararinha-azul que, em uma viagem dos Estados Unidos ao Brasil, acaba descobrindo as maravilhas do Rio de Janeiro e contribui para desbaratar uma quadrilha de traficantes de aves raras.

A mostra Cinema na Praça foi aberta ontem (7) à noite  no Morro do Salgueiro e na comunidade Raízes da Tijuca, com entrada gratuita para o público e classificação livre. Ela prossegue neste sábado (8), na Ilha do Governador e na Favela São João, no Engenho Novo, depois irá para Santa Cruz e Batan,  no dia 9; Vila Cruzeiro e Barreira do Vasco, dia 12; e Maré e Cidade de Deus, no dia 14.
 
Para viabilizar a  mostra Cinema na Praça, foi montado nas comunidades um cinema ao ar livre. Os telões são infláveis, o que facilita a montagem e desmontagem de sua estrutura. Estão sendo disponibilizadas para cada sessão, que ocorre sempre às 20h, 500 cadeiras.

Para Sergio Sá Leitão, presidente da RioFilme, a empresa de distribuição de filmes da prefeitura carioca, patrocinadora do festival, essa é uma “oportunidade de levar a um número mais de cariocas, de forma gratuita, a  bela homenagem que foi prestada pelo filme de Carlos Saldanha ao Rio de Janeiro”.

Edição: Graça Adjuto