Mesmo sem consenso, relator pede apoio de todos para votar amanhã projeto de reforma política

04/10/2011 - 19h21

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto da reforma política na Câmara, pediu apoio hoje (4) para a aprovação do texto, amanhã (5), na comissão especial que trata do tema. O apelo foi feito mesmo sabendo que o texto ainda não representa as posições de todos os partidos.

“Não é um relatório que atenda a 100% das nossas convicções. Mas esse relatório, que poderá ser aperfeiçoado na Câmara e no Senado, nos dará uma política muito mais democrática do que aquela que temos hoje. Outras reformas virão, outros avanços virão, mas o pedido de apoio que faço é para que consigamos maioria em nossos partidos para votar o relatório amanhã”, disse Fontana.

O relator falou durante o ato em defesa da reforma política, na Câmara, com a presença de representantes de diversos partidos e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos defenderam um aspecto da proposta: o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. Segundo representantes do PSOL, PV, PT, PSB, PDT, PCdoB e PSC, esse é o primeiro passo para combater a corrupção e o abuso do poder econômico.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, pediu para que os parlamentares tenham a “coragem de ousar”. “Peço que avancemos, que aprovemos o relatório, ainda que com várias divergências”, disse. Segundo ele, a reforma é discutida no Congresso há mais de 15 anos sem nenhuma solução. “Não frustrem mais uma vez a esperança do povo brasileiro de ver realizada uma reforma política”.

Edição: Vinicius Doria