Tribunal Eleitoral do Rio lança projeto de inclusão social no Salgueiro

03/10/2011 - 16h43

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os moradores do Morro do Salgueiro, zona norte da cidade, recebem a partir de hoje (3) o projeto Justiça Eleitoral Itinerante, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em comunidades que têm Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O projeto vai oferecer serviços como alistamento para emissão de título de eleitor, transferência de domicílio e regularização cadastral.

O atendimento começou pela manhã, reunindo dezenas de moradores que buscavam esclarecimentos nos ônibus do TRE-RJ parados no estacionamento da UPP na comunidade. Para o juiz Murilo Kieling, coordenador do projeto, a intenção do Tribunal Eleitoral é devolver o direito de voto aos cidadãos desses locais que, por muito anos, ficaram sob o domínio de organizações criminosas.

“É a presença da Justiça Eleitoral como elemento garantidor do sufrágio [voto], sem o julgo de organizações criminosas. Nosso propósito é, através deste trabalho, da presença física, termos a libertação total do cidadão para exercício de seu direito de votar”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do Salgueiro, José Roque, comentou que os cerca de 10 mil moradores “estão vibrando com a chegada desse projeto”. Roque também acrescentou que outras ações são esperadas pela comunidade, como, por exemplo, a reativação do prédio da Fundação Leão XIII, onde eram oferecidos serviços de emissão de documentos, cursos e assistência social.

Há um ano pacificado, o Salgueiro é a terceira localidade a receber a justiça itinerante. O projeto já passou pelas comunidades do Batan e Dona Marta e totalizou mais de 1.500 atendimentos, segundo dados do TRE-RJ.

 

Edição: Lílian Beraldo