Rio Grande do Sul amanhece com chuva e queda de granizo

30/09/2011 - 10h01

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Chove forte e há registro de queda de granizo na manhã de hoje (30), na parte sul do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre, a frente fria que se formou no Uruguai e chegou ao estado, na madrugada, deve provocar chuvas ainda mais intensas, em áreas isoladas, durante a tarde. “Tivemos também registro de ventos com até 80 quilômetros ontem (29), à noite, no sul do estado”, destacou.

As pancadas de chuva ocorreram após o forte calor de ontem, quando os termômetros chegaram a 36 graus Celsius (°C) em Porto Alegre. Para hoje, a previsão do Inmet é que a temperatura varie entre 10°C e 35°C, na Região Sul.

No Paraná, o dia começa com o sol em todas as regiões. De acordo com o serviço de meteorologia do estado (Simepar), pela manhã a temperatura marca 26,3°C em Maringá, 15,1°C em Cândido de Abreu e 20,6°C em São Miguel do Iguaçu. Com o rápido aquecimento, os ventos aumentam de intensidade ao longo do dia e devem ser de moderados a fortes, no final da manhã e no período da tarde.

Em Santa Catarina, o sol aparece em todas as regiões. Entretanto, segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Epagri), a frente fria que está no Rio Grande do Sul, chega amanhã (1º) ao estado, provocando aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas.

Há risco de temporal com ventania e granizo isolado, especialmente nas regiões oeste, meio-oeste e planalto sul. Em termos de acumulados de chuva, a previsão fica entre 30 milímetros (mm) e 60 mm nessas regiões”, informa. Segundo a meteorologista, a boa notícia é que a instabilidade é passageira e, no decorrer do domingo (2), o tempo volta a ficar estável, com sol e diminuição de temperatura.

Edição: Talita Cavalcante