Dilma viaja amanhã para a Bélgica, onde participa de discussões políticas, econômicas e culturais

30/09/2011 - 14h03

Yara Aquino e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff viaja amanhã (1º) à noite para a Bélgica, de onde retorna no dia 8. Pela primeira vez, ela participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, e abre o 23º Europalia – o maior festival de cultura da Europa, no qual o Brasil será o homenageado este ano. Em seguida, ela vai à Bulgária, onde reencontra parte da família paterna, e à Turquia para acordos políticos e econômicos.

Nos próximos dias 3 e 4, Dilma participa de debates sobre os impactos da crise econômica mundial nas relações entre a União Europeia e o Mercosul. O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, disse que as discussões na cúpula dão “segmento à parceria estratégica”. Segundo ele, o Brasil é o quarto maior investidor na União Europeia.

Baena disse ainda que devem ser assinados acordos entre a Bélgica e o Brasil nos setores de transportes, aéreo, cultural e turístico, além de um documento com o objetivo de facilitar a obtenção de bolsas por estudantes brasileiros em universidades belgas.

A presidenta aproveita ainda o fato de estar em Bruxelas, na Bélgica, para abrir o Europalia, que põe em destaque a produção cultural brasileira. Por mais de cem dias, a cultura do Brasil estará na Bélgica, em Luxemburgo, na França, na Alemanha e na Holanda com 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias.

Da Bélgica, a presidenta seguirá para a Bulgária. Dilma irá à capital Sofia, em visita oficial, e depois visitará a cidade de Gabrovo, onde nasceu o pai dela, Pedro Rousseff. A visita é tida como um dos momentos mais emocionantes da viagem. Dilma é considerada pelos búlgaros um deles por causa de suas origens. Parte da família paterna dela ainda vive na Bulgária.

Será uma visita com forte componente emocional”, sintetizou o porta-voz Baena. A cidade do pai da presidenta é considerada um museu a céu aberto. Em homenagem a Dilma, está sendo organizada uma exposição e um almoço com comidas típicas.

O porta-voz acrescentou também que Brasil e Bulgária têm “grande espaço para aumentar o comércio entre os dois países”. Durante a visita, serão assinados acordos de cooperação econômica e educacional. Em 2010, o intercâmbio comercial com o país chegou a US$ 147 milhões e, de janeiro a julho deste ano, a US$ 73,7 milhões, com potencial de crescimento nos dois sentidos, segundo o governo

No próximo dia 7, a presidenta parte para a última etapa de viagens, ao desembarcar na Turquia. Em Istambul, Dilma tem encontros com o presidente e o primeiro-ministro turcos. No cenário político internacional, a Turquia hoje representa um dos principais interlocutores nas negociações para o fim dos impasses no Oriente Médio e no Norte da África. No dia 8, a presidenta deverá estar de volta ao Brasil.

Dilma viajará acompanha dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercandante; das Comunicações, Paulo Bernardo; da Cultura, Ana de Hollanda, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.

Edição: Talita Cavalcante