Rio Negro deve entrar em zona de atenção de seca

29/09/2011 - 18h34

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Rio Negro, no Amazonas, deve entrar na zona de atenção de seca nos próximos dias, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Ontem (28), o nível do rio atingiu 17,65 metros. Desde o começo de setembro, o rio baixou 6,8 metros.

Em 2010, quando o Rio Negro registrou a maior baixa desde o início da série histórica da medição, em 1902, o nível baixou a 17,02 metros.

O rio entra na zona de atenção de seca quando a água baixa a níveis próximos aos mínimos já registrados. Apesar da rápida redução do nível das águas nos últimos dias, não há, por enquanto, risco de problemas de navegabilidade no Rio Negro, segundo Antônio Augusto Lima, da Superintendência de Usos Múltiplos e Eventos Críticos da ANA.

“A navegabilidade não está comprometida. O que pode acontecer, como ocorreu no ano passado, são problemas de navegação em alguns afluentes pequenos do rio”, avalia Lima.

A elevação de nível do Rio Solimões, em Tabatinga, a mil quilômetros de Manaus, poderá contribuir para a subida do Rio Negro daqui a 20 dias, de acordo com a ANA. Desde o dia 7 de setembro, quando registrou a maior baixa do ano, o nível do Solimões aumentou 1,7 metro.

Edição: João Carlos Rodrigues