Novo pacote de ajuda pode reduzir pela metade dívida da Grécia

26/09/2011 - 12h45

Da BBC Brasil

Brasília – Um novo pacote de ajuda para lidar com a crise na zona do euro está sendo planejado e deve ser colocado em prática em breve, de acordo com fontes do Fundo Monetário Internacional (FMI) ouvidas pela BBC.

O principal ponto do plano deve ser a redução de até 50% na dívida da Grécia. Também está em curso uma ampliação do fundo de resgate da União Europeia. Com isso, o capital disponibilizado para a ajuda financeira a bancos e membros do FMI passa de 440 bilhões de euros para 2 trilhões de euros. A expectativa é que os governos europeus coloquem o plano em prática dentro de cinco ou seis semanas.

Na noite de ontem (25), o FMI anunciou que seus inspetores vão retornar à Grécia, “provavelmente nesta semana”, para verificar os avanços feitos pelo governo de Atenas. O anúncio foi feito pouco depois do encontro, em Washington, entre o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, e a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

O ministro disse que seu país continuaria seguindo as regras do plano de austeridade para obter o próximo pacote de ajuda. Venizelos acrescentou que as medidas tomadas por seu governo melhoraram o cenário financeiro do país, mas reconheceu que é preciso fazer mais. “Se não fizermos esses sacrifícios, nossa soberania está em jogo”.

O ministro grego para Relações Econômicas Internacionais, Constantine Papadopoulos, disse que deixar a zona do euro seria uma catástrofe para o país. “Pessoalmente, acho que deixar a zona do euro nos levaria de volta para os anos 60 ou 70”, disse, referindo-se ao poder aquisitivo do país na época.

No início do dia, Lagarde havia dito que o FMI poderia não ter dinheiro suficiente para fornecer pacotes de resgate financeiro para grandes economias da zona do euro. Ela disse que o FMI consegue cumprir com suas atuais obrigações, mas que a situação pode mudar se a crise internacional se agravar.

Nesta semana, o FMI e a União Europeia devem monitorar os progressos que a Grécia vem fazendo em seus planos para a redução do déficit.

A Grécia ainda recebe dinheiro de um pacote aprovado em maio do ano passado, embora a próxima parcela possa ser cancelada se os inspectores julgarem que o país não está cumprindo as metas de corte estipuladas.

Analistas dizem que a possibilidade de isso ocorrer é grande. Sem a parcela deste mês, a Grécia não deve ser capaz de pagar sua dívida a partir do mês que vem.

Um segundo pacote do FMI e da União Europeia foi aprovado para a Grécia em julho deste ano, mas ainda precisa da ratificação de vários países da zona do euro.