Bolsas europeias operam em alta, enquanto as japonesas registram queda

26/09/2011 - 13h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Depois de uma semana de turbulência e perdas, os mercados financeiros começaram o dia hoje (26) em baixa, mas voltaram a subir em meio às perspectivas de um novo pacote de ajuda para combater a crise na Grécia. As ações de bancos alemães e franceses – particularmente expostos ao endividamento grego – tinham, por volta das 10h (horário de Brasília), algumas das maiores elevações desta segunda-feira, entre 6% e 8%.

Ao longo do dia, o índice londrino FTSE 100 registrou alta de cerca de 1%; o Dax, da Alemanha, subiu aproximadamente 3%, e o francês CAC 40 teve elevação de 1,85%. Os índices americanos Nasdaq e Dow Jones e o brasileiro Ibovespa também abriram com altas.

Porém, o movimento de alta não ocorreu nas bolsas de valores do Japão. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou hoje em baixa de 2,17% e o Topix encerrou também com perda, de 2,11%. O índice Nikkei reflete as negociações da Bolsa de Tóquio, enquanto o Topix reúne os valores das 1,6 mil maiores empresas cotadas.

Ao longo dia de hoje, houve indicações de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prepara um conjunto de ações anticrise. Um dos destaques é a possibilidade de redução do endividamento da Grécia. Líderes mundiais descartam a possibilidade de moratória para a Grécia. Mas relatos sugerem que há discussões em curso para permitir que o país dê calote em parte de suas dívida e permaneça na zona do euro.


*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade