Primeiro ministro russo aceita concorrer à Presidência nas eleições de março

24/09/2011 - 17h59

Da BBC Brasil

Brasília – O premiê russo, Vladimir Putin, disse hoje (24) que aceita a proposta de disputar o cargo de presidente em eleições marcadas em março de 2012. Falando ao congresso anual do partido Rússia Unida, Putin e o atual presidente russo, Dmitry Medvedev, anunciaram que vão se apoiar para trocar de posições. Medvedev concorrerá ao cargo de primeiro-ministro.

Com o anúncio, termina a especulação sobre qual deles tentará a Presidência em 2012. O partido Rússia Unida domina a política do país e analistas dizem que o retorno de Putin ao Kremlin está agora garantido. Putin já serviu dois mandatos como presidente antes de Medvedev assumir em 2008. As leis russas proíbem um terceiro mandato consecutivo.

"Agradeço a reação positiva sobre eu disputar o cargo de presidente russo. Para mim, é uma grande honra", disse ele após Medvedev sugerir que ele fosse o candidato.

Putin havia dito a delegados do partido que Medvedev deveria liderar a lista de candidatos do Rússia Unida  que vão disputar as eleições parlamentares de dezembro e Medvedev aceitou. O partido precisa agora nomear formalmente seu candidato.

Correspondentes dizem que a maioria dos russos acredita que Putin tem mais influencia e poder no país do que Medvedev.