Prefeitura do Rio fará mutirão de prevenção à dengue neste sábado

23/09/2011 - 19h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio fará amanhã (24) mais uma mobilização do programa Ação nos Bairros contra a Dengue, em diversos pontos da zona sul. O objetivo é eliminar possíveis focos de criação do mosquito transmissor da doença e promover atividades educacionais sobre o tema. Ao todo, 60 agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inspecionarão as ruas e imóveis da região. Além disso, estandes educacionais serão instalados em comunidades para orientar a população sobre os métodos de prevenção e os perigos da dengue.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMSDC, Márcio Garcia, fez um apelo para que a população não apresente resistência à entrada dos agentes de saúde em suas casas. “É preciso que o morador compreenda que ele precisa facilitar a entrada do agente na sua casa.” Segundo ele, dois terços dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, estão localizados nas residências e a finalidade da campanha é evitar que o Rio tenha uma epidemia da doença no próximo verão. Garcia ressaltou ainda a importância do cuidado de cada morador para que não mantenha criadouros do mosquito em suas casas. "O morador ou a dona de casa, com dez minutos por semana, consegue eliminar os criadouros do imóvel”.

Neste ano, a prefeitura já promoveu 22 mutirões. Segundo a secretaria, foram mais de 70 ações específicas de prevenção, inspecionando cerca de 90 mil moradias. Para o verão de 2012, o superintendente garantiu que o número de agentes passará de 3.100 para 3.600. E a frota de carros fumacê aumentará de 14 para 40.

A ação deste sábado ocorrerá das 9h às 13h e contará com a parceria da Compania de Limpeza Urbana (Comlurb), das associações de moradores de cada área, além das equipes da Estratégia de Saúde da Família das unidades de saúde de cada região.

Edição: Lana Cristina