FMI elogia desenvolvimento dos países emergentes, mas recomenda rigor no controle de gastos

21/09/2011 - 14h37

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou hoje (21) os progressos registrados nos países emergentes na última década. Ela alertou que, apesar da evolução, esses países estão ameaçados pelos impactos da crise econômica internacional. De acordo com Lagarde, é preciso que os líderes dos países em desenvolvimento mantenham a determinação do rigor no orçamento para evitar os efeitos da crise.

“Durante a última década, temos assistido a uma transformação notável nos países de baixa renda”, disse Lagarde. “O forte crescimento econômico tirou milhões de pessoas da pobreza absoluta. Os países de baixa renda também estão lidando bem com os impactos da crise econômica internacional”, acrescentou.

A diretora lembrou, porém, que há uma previsão de que cerca de 44 milhões de pessoas no mundo podem ser incluídas na faixa da pobreza extrema em decorrência da alta dos preços dos alimentos e também do risco de fome na região do Chifre da África. “Mais uma vez, os países de baixa renda se encontram em momento crítico”.

A diretora-gerente do FMI  destacou que os líderes mundiais devem se empenhar no fortalecimento das políticas sociais. Em seguida, segundo Lagarde, é importante implementar uma mudança estrutural. De acordo com ela, as economias não podem ficar na dependência de alguns produtos e parceiros comerciais, é necessário “diversificar”.

Christine Lagarde recomendou a redução das  taxas de juros sobre os empréstimos relativos às concessões para percentuais próximos de zero. Também sugeriu que os líderes busquem cada vez mais intensificar as parcerias econômicas e comerciais.

“Todos nós devemos fazer a nossa parte. Se fizermos isso, acredito que os países de baixa renda serão capazes de resistir a esta nova etapa da crise e vamos ser capazes de ajudar a gerar ganhos duradouros para as pessoas mais pobres e vulneráveis do mundo”, disse.

Edição: Graça Adjuto