Comércio tem pequena alta no nível de emprego na região metropolitana de SP

21/09/2011 - 16h03

Da Agência Brasil

São Paulo - O número de pessoas empregadas no comércio varejista na região metropolitana de São Paulo subiu 0,6% de junho para julho, segundo dados divulgados hoje (21) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O levantamento, obtido a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, na Grande São Paulo, há 954,7 mil trabalhadores com carteira de trabalho assinada, 5,7% a mais que em julho do ano passado.

Apesar do saldo positivo, o número de contratações em julho ficou 4,4% abaixo do registrado em junho. O principal fator que influenciou a ligeira alta do índice foi a queda de 7,75% no número de demissões. Na comparação mês a mês, junho contou com 44,8 mil funcionários dispensados e julho, com 41,2 mil.

Segundo a Fecomércio-SP, os empresários estão cautelosos quanto ao rumo dos negócios para o segundo semestre de 2011 e, por isso, preferem manter o quadro atual de funcionários.

Para a federação, a instabilidade econômica externa e interna, aliada ao encarecimento do crédito, à perda de confiança do consumidor em relação à aquisição de bens e ao grau de endividamento explicam a cautela dos empregadores.

Edição: Vinicius Doria