Casos de vítimas de balas perdidas diminuem 32% no Rio de Janeiro

21/09/2011 - 21h02

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os casos de vítimas por balas perdidas no primeiro semestre deste ano no estado do Rio de Janeiro apresentaram queda de 32,1% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado hoje (21) pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), que faz pesquisas sobre criminalidade e violência.

De acordo com o relatório semestral, de janeiro a junho de 2010, foram 84 vítimas, sendo que 11 morreram. Já no mesmo período de 2011, o número caiu para 57, com seis mortes. No relatório consta ainda que todas das vítimas são homens, a maioria entre 18 e 29 anos de idade.

Para o sociólogo e especialista em violência urbana, Ignácio Cano, “as diminuições dos confrontos armados por disputa de território para venda de drogas e do número de homicídios acarretam na redução dos registros de vítimas com balas perdidas”.

O especialista explicou que a implantação das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades cariocas implicam também na redução dos casos. Entretanto, ele ressaltou que há muito trabalho a ser feito.

”Sem dúvida, as UPPs devem influenciar [os números], porque causam impacto nos locais, sejam sociais ou de segurança. Mas não podemos esquecer que temos 18 unidades em um total de mais de mil comunidades espalhadas pelo Rio. Se fossem só as UPPs, não teríamos uma redução desse calibre”.

O relatório mostrou ainda que no triênio 2008-2010, houve diminuição no número de mortes por balas perdidas.

Para avaliar a situação, o ISP agrupou também os crimes de lesão corporal e lesão corporal provocada por arma de fogo e considerou apenas o número de vítimas registrados nos boletins de ocorrência feitos nas delegacias.
 

Edição: Rivadavia Severo