Anvisa padroniza inspeção em indústrias de medicamentos

21/09/2011 - 14h12

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Resolução divulgada hoje (21) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) padroniza as atividades de inspeção em indústrias de medicamentos em todo o país.

A Resolução de Diretoria Colegiada nº 47/2011 estabelece procedimentos operacionais padronizados a serem utilizados por órgãos de vigilância sanitária durante a fiscalização de procedimentos, programas e documentos.

A inspeção das indústrias de medicamentos é feita de forma descentralizada em estados e municípios. A uniformização de procedimentos, de acordo com a Anvisa, deve facilitar o gerenciamento dos dados.

O texto também cria o Cadastro Nacional de Inspetores Sanitários (Canais), um banco de dados que vai permitir a troca de informações sobre certificação em boas práticas de fabricação entre as vigilâncias sanitárias locais e a Anvisa.

Além da resolução, foi aprovada uma instrução normativa que instituiu grupo de trabalho responsável pelo monitoramento de documentos e procedimentos, composto por representantes da Anvisa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Edição: Graça Adjuto