Votação da reforma política na comissão especial da Câmara será adiada por duas semanas

20/09/2011 - 22h35

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A votação da proposta de reforma política na comissão especial da Câmara deverá ser adiada por duas semanas. A decisão foi tomada hoje em reunião do relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), com líderes de sete partidos. O adiamento serve para que esses partidos apresentem uma proposta conjunta sobre o que deve ser alterado em relação ao texto do relator.

A votação do texto estava prevista para o próximo dia 28, mas com as negociações com líderes do PV, PPS, PCdoB, PDT, PSB, PRB e PSC ocorridas hoje, a votação deverá ficar para o final da primeira quinzena de outubro. Fontana disse que a data para a votação da proposta no plenário da Câmara será mantida para a segunda quinzena do mês de novembro, conforme acertado com a presidência da Câmara.

Os líderes desses sete partidos disseram que vão trabalhar para construir entendimento sobre alguns pontos do texto de Fontana: lista partidária, financiamento público de campanha, alteração na distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e o aumento na forma e nos mecanismos de participação popular nas decisões políticas. A ideia do relator é procurar nas reuniões e conversas buscar o maior número de consensos para a aprovação da reforma política.
 

Edição: Rivadavia Severo