Berlusconi diz que rebaixamento de nota da Itália desconsidera fatos reais

20/09/2011 - 10h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, reagiu hoje (20) ao rebaixamento da nota concedida pela agência de avaliação de riscos Standard and Poor's (S&P) de A+ para A com perspectiva negativa. Berlusconi disse que nova redução não reflete a “realidade dos acontecimentos” e é resultado de interpretações de “notícias de jornais”.

A reação de Berlusconi foi divulgada em comunicado oficial. “O governo acabou de ganhar a confiança do Parlamento, demonstrando assim a força da sua maioria”, diz o texto. “A agência Standard & Poor parece ter se ditado mais pelas informações de jornais e não a partir da realidade dos acontecimentos, assim como indica estar contaminada por considerações políticas.”

Em seguida, o comunicado acrescenta que: “Vale lembrar que a Itália lançou medidas que visam ao equilíbrio econômico em 2013 e que o governo está preparando medidas para promover o crescimento. Os frutos serão vistos em curto e médio prazos”.

A agência de classificação de risco informou ter considerado a fragilidade da base política do governo italiano e as dificuldades de redução do déficit da dívida.

Na semana passada, o Parlamento do país aprovou um pacote de medidas que determina cortes no valor de 54,2 bilhões de euros. O objetivo é equilibrar o orçamento até 2013. A dívida da Itália, a segunda maior da zona do euro, chega a 1,9 trilhão de euros, o equivalente a 120% do Produto Interno Bruto (PIB) anual.

O crescimento do país deve passar de 1,1% para apenas 0,7%, em 2011. Em 2012, a expectativa é 0,8% contra 1,3%, inicialmente previsto. Os novos números do governo se alinham com a previsão da Comissão Europeia.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI // Edição: Juliana Andrade