Bancários rejeitam proposta de reajuste salarial da Fenaban

20/09/2011 - 19h35

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os bancários rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 7,8% apresentada hoje (20) pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, o percentual é muito baixo e representa apenas 0,37% de aumento real. Para comparar, os bancários sustentam que o lucro das instituições financeiras aumentou, em média, 20% ao longo do ano. “Nós estamos em um dos setores mais lucrativos da nossa economia”, disse ela. Os bancários querem 5% de aumento real.

Outras negociações consideradas importantes pela categoria também não avançaram, de acordo com a sindicalista. Entre eles, participação maior nos lucros e resultados. “Tem que ter um aumento dos valores distribuídos, para que os bancários recebam uma participação nos lucros maior já que os lucros crescem de maneira significativa”, defendeu Moreira.

Como não houve acordo, os sindicatos de bancários de todo o país vão se reunir na próxima quinta-feira (22) para votar um indicativo de greve para terça-feira da semana que vem (27). Antes disso, haverá uma nova rodada de negociação com a Fenaban, na sexta-feira (23).

Edição: Vinicius Doria