Programa quer levar água potável a 1,2 mil moradores de comunidade carente do Rio

17/09/2011 - 17h06

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Comunidade Morro Azul, no bairro do Flamengo, zona sul da cidade, é a 13ª a receber o Programa Água para Todos. A expectativa é beneficiar cerca de 1,2 mil moradores. A meta do programa é fornecer água potável a mais de 1 milhão de moradores de 140 comunidades carentes do Rio.

De acordo com o diretor de Abastecimento e Comercialização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Armando Costa Júnior, durante a fase de testes do sistema o consumo per capita de água reduziu-se de 500 litros por dia para 240 litros, menos da metade, “devido à correção de vazamentos, à substituição de tubulações antigas e a um programa de educação ambiental que visa a combater o desperdício e estimular o consumo racional”, explicou.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, “o trabalho também é um resgate da cidadania e um investimento em saúde. Afinal, segundo dados da ONU [Organização das Nações Unidas], para cada real investido em saneamento se economizam outros R$ 4 que seriam investidos em saúde no futuro”.
 

Edição: Lílian Beraldo