Dados parciais da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo indicam que 88% das crianças foram imunizadas

16/09/2011 - 20h27

Da Agência Brasil

Brasília – Dados parciais do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde indicam que 88% das crianças foram imunizadas contra o sarampo na segunda etapa da Campanha Nacional de Imunização que termina hoje (16). Os números finais serão divulgados na próxima segunda-feira (19).

No Distrito Federal, cerca de 214 mil crianças foram vacinadas, segundo a Secretaria de Saúde. A coordenadora de Imunização da secretaria, Cristina Segatto, disse que a campanha depende muito da participação de pessoas próximas às crianças para que elas não deixem de ser imunizadas. "A ajuda de pais, professores e responsáveis é de fundamental importância para que a campanha tenha sucesso e todas as crianças sejam vacinadas".

Em Brasília, muitos pais deixaram para vacinar os filhos hoje, último dia de campanha. A auxiliar administrativa Patricia Aguiar vacinou pela segunda vez os filhos Lavínia e Davi, de 7 e 4 anos de idade. "É rápido e prático. Vacinei na primeira campanha e estou vacinando agora para evitar qualquer problema para os dois no futuro", disse. No caso de Diana Vieira, o filho Luiz Henrique, de 1 ano e 3 meses de idade, foi a primeira vez. "Estou nervosa por ele. Tenho medo por ele ser tão frágil e já ter que tomar uma vacina".

A segunda etapa da campanha que começou no dia 13 de agosto atingiu os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, da Paraíba, do Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, de Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina, do Tocantins e o Distrito Federal.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, tosse, manchas avermelhadas no corpo, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

 

Edição: Aécio Amado