Chuva em Santa Catarina provocou prejuízos na agricultura estimados em R$ 5 milhões

13/09/2011 - 10h08

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na semana passada causaram prejuízos estimados em R$ 5 milhões para a agricultura do estado. Relatório divulgado pela Secretaria da Agricultura aponta danos na atividade agropecuária de diversas regiões e perdas em diversas culturas. As chuvas prejudicaram também as pastagens, o que vai limitar a oferta de leite. Como alguns municípios ainda estão isolados, não é possível informar se houve perda de animais, de acordo com a secretaria. Na enchente de 2008, 2,8 mil bovinos morreram.

Segundo relatório do órgão, o interior do estado também registrou muitas perdas, assim como o litoral, especialmente o município de Antônio Carlos. Estradas interditadas dificultaram o acesso e o transporte de pessoas e animais. Culturas que estão em fase de desenvolvimento, como a cebola, o trigo e o fumo, terão menor produção.

O excesso de chuvas também prejudicou as folhagens. Como o produto substituto precisa vir de fora, deve haver aumento de preços. Com o elevado volume de chuvas, a cebola, cultivada principalmente no Alto Vale, deverá ser atacada por fungos e terá produtividade menor. O problema também deve afetar a produção de fumo. O trigo, em fase de desenvolvimento, apresenta queda de qualidade e produtividade quando atingido por muitas precipitações. Na atual safra, foram plantados 120 mil hectares de trigo e a projeção de colheita, antes da chuva, era 304 mil toneladas.

Edição: Juliana Andrade