Khadafi desafia oposição em entrevista a uma rede de TV

08/09/2011 - 7h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em local incerto desde que a oposição dominou a capital líbia, Trípoli, há quase duas semanas, o presidente Muammar Khadafi concedeu entrevista, nessa quarta-feira (7), por telefone, à TV Arrai, da Síria. Ele negou ter fugido para o Níger e classificou as informações sobre essa possibilidade de "guerra psicológica".

O governo de Burkina Faso, que faz fronteira com o Níger, negou relatos de que teria oferecido asilo a Khadafi. As notícias sobre a eventual fuga de Khadafi para o Níger surgiram após a divulgação de informações sobre um comboio, com 200 a 250 carros blindados, pertencentes à equipe de Khadafi, que passou pela fronteira entre os dois países - o Níger é ex-colônia francesa e um dos países mais pobres do mundo.

“Tudo o que resta é a guerra psicológica e as mentiras. Disseram ter visto recentemente Khadafi em um veículo rumo ao Níger”, disse o presidente na entrevista. “Quantos veículos de traficantes de bens e pessoas entram no deserto todos os dias para o Sudão, o Chade, Mali e a Argélia?”, perguntou ele.  “Eles querem enfraquecer o nosso moral, não se preocupem com esse inimigo fraco e vil”.

Na entrevista à emissora síria, Khadafi indicou que vai resistir à pressão interna e externa e que não entregará o poder. "Os jovens estão agora prontos para aumentar a resistência contra os 'ratos' em Trípoli e acabar com os mercenários", disse ele.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, admitiu que um grupo – de aproximadamente 20 pessoas – entrou na capital do Níger, Niamei. Segundo ele, os homens ligados a Khadafi estão "sob controle" do governo local e serão tratados de acordo com leis internacionais de refúgio. Também terão a liberdade de ir embora se quiserem.

A mulher de Khadafi e três filhos dele deixaram a Líbia e pediram abrigo na Argélia. Dois dias depois da chegada da família à Argélia, Aisha, filha de Khadafi, deu à luz o quarto filho – uma menina. O governo da Argélia informou ter recebido a família por “razões humanitárias”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e a BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto