Goiás, DF e MT estão em estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar

08/09/2011 - 18h51

Da Agência Brasil

Brasília - O índice de umidade relativa do ar chegou aos 14% no Distrito Federal e a temperatura a 31º graus Celsius (°C) hoje (8). Em Goiás a umidade alcançou 11% com 36ºC, e em Mato Grosso 14% com 37ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As três unidades da Federação estão em estado de alerta por causa da baixa umidade.

A previsão para os próximos dias no Distrito Federal, em Mato Grosso e Goiás é umidade relativa do ar em torno de 20% segundo o Inmet, devido a uma massa de ar seco que bloqueia os sistemas frontais (compostos por uma frente fria, uma frente quente e um centro de baixa pressão) que não avançam e têm característica de pouca precipitação.

A umidade do ar prevista em São Paulo, no Maranhão, Piauí e na Bahia deve ficar por volta de 30% no final de semana. A previsão, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) é que comece a chover somente no final de setembro nestes estados.

“O clima seco é algo normal para o período. Mas temos uma média climatológica para que daqui uns 20 dias comece a chover”, explica o meteorologista do Cptec José Felipe Farias.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal o estado de alerta ocorre por causa da baixa umidade relativa do ar. Índices de umidade relativa do ar entre 20% e 12% caracterizam estado de alerta, enquanto índices inferiores a 30% representam estado de atenção.

De acordo com o professor de pneumologia Ricardo Martins, da Universidade de Brasília (UnB), é preciso ter cuidado nesse tempo, pois a secura pode acarretar problemas alérgicos, principalmente rinite e asma, e doenças infecciosas, como resfriados e gripes. “É importante beber muito líquido, evitar alimentos muito salgados, usar vestimentas apropriadas e umidificar o ambiente com bacias d'água ou toalhas molhadas”.

Além disso, o especialista recomenda evitar banhos quentes e demorados e a prática de exercícios físicos entre as 9h e as 17h.
 

Edição: Rivadavia Severo