Mantega classifica de desespero ação para conter valorização do franco suíço

06/09/2011 - 19h14

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou como ato de desespero a medida adotada pelo Banco Nacional da Suíça para conter a valorização do franco suíço. Segundo ele, a introdução de uma cotação mínima de 1,2 franço suíço para cada euro torna o país vulnerável a ataques especulativos.

Na avaliação de Mantega, é preciso ver se o Banco Central suíço tem recursos para comprar toda a oferta do dia para forçar a desvalorização do franco. “Cada país tem suas necessidades. É preciso ver se a Suíça tem condições de bancar os ataques especulativos. Não sei se a Suíça tem recursos para isso", observou Mantega ao chegar, no meio da tarde, ao Ministério da Fazenda, em Brasília.

A medida, na prática, faz o câmbio da Suíça passar para o regime fixo. O ministro descartou que o Brasil repita esse procedimento para aumentar a cotação do dólar. "Eles estão desesperados. Não precisamos disso no Brasil. Considero melhor o câmbio flutuante. Já tivemos câmbio fixo no passado e não fomos bem-sucedidos", disse.

Para Mantega, a medida pode ter impacto imediato, mas é preciso esperar para avaliar se a desvalorização do franco será bem-sucedida no curto prazo. "Claro que no curto prazo terá resultados, mas é preciso ver no médio prazo se resolve a situação deles. Não é um modelo que serviria para o Brasil", ressaltou.

Edição: Lana Cristina