Queda de avião chileno com 21 pessoas mata apresentador de TV

03/09/2011 - 12h58

Da BBC Brasil

Brasília - A queda do avião Casa – 212, da Força Aérea Chilena, com 21 pessoas, ontem (2), no Chile, levou à comoção dezenas de pessoas e de fãs do apresentador da Televisión Nacional de Chile (TVN), Felipe Camiroaga, e da equipe dele. A aeronave caiu quando tentava aterrissar no Arquipélago Juan Fernández, a 600 quilômetros (km) do continente, no Oceano Pacífico.

O apresentador e a equipe viajavam para o arquipélago para uma reportagem sobre o trabalho de recuperação em uma de suas ilhas após o terremoto do ano passado. O prefeito do arquipélago, Leopoldo González, contou que foram encontradas peças de roupas, malas e sandálias nas águas do oceano a cerca de 1 km da pista de pouso da ilha. “Assumimos que foi um acidente e que não há sobreviventes', disse o prefeito.

Na noite de ontem, centenas de pessoas se reuniram em frente à TVN, na capital chilena, em busca de informações sobre a aeronave que levava o apresentador. Enquanto isso, dezenas de fãs do apresentador acenderam velas e rezaram pelos passageiros do avião. Camiroaga era coapresentador do programa matinal Buenos Días a Todos e apresentador do talk-show Animal Nocturno.

O comandante da Força Aérea Chilena, Jorge Rojas Ávila, informou que o avião tentou duas aproximações “frustradas” para pousar antes de fazer uma manobra “abrupta” para a direita e desaparecer dos radares. A Presidência do Chile anunciou o envio de vários aviões e de uma fragata à região para as operações de resgate.