Falha no sistema de distribuição deixa sem luz bairros do Rio e de cidades da Baixada Fluminense

02/09/2011 - 21h18

Alana Gandra e Douglas Corrêa
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 275 mil clientes da Light no estado do Rio de Janeiro, englobando clientes residenciais, comerciais e industriais, foram afetados, na tarde de hoje (2), pelo corte de energia, em função de uma falha na distribuição da Usina de Itaipu.

A interrupção no abastecimento ocorreu entre às 16h50 e às 17h10, deixando sem luz parte das zonas oeste e norte da cidade e municípios da Baixada Fluminense.

A Light informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o serviço de distribuição de energia nas áreas afetadas já foi normalizado.

A Ampla, concessionária que distribui energia para algumas cidades do interior do estado, também informou, por meio de nota, que a falha na distribuição de energia entre a Usina de Itaipu e a Estação de Foz do Iguaçu, no Paraná, deixou sem energia, por 20 minutos, em parte de 18 dos 66 municípios da área de concessão da empresa.

A Ampla ressaltou que recebeu uma solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS), às 16h43, para redução de carga, devido a um problema de origem ainda não identificado na Linha de Transmissão de Itaipu – que liga a usina à subestação de Foz do Iguaçu.

O abastecimento já foi totalmente normalizado na área da concessionária. A energia distribuída pela Ampla, corresponde a 73% dos municípios fluminenses.
 

Matéria ampliada às 20h30

Edição: Aécio Amado