ONU: relatos de massacres e execuções sumárias revelam situação alarmante na Líbia

30/08/2011 - 13h59

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR), Rupert Colville, disse hoje (30) que a comunidade internacional está "extremamente alarmada" com os relatos sobre violação de direitos humanos, violência e atrocidades ocorridas na Líbia. Segundo ele, há depoimentos que indicam massacres e execuções sumárias por ordem do presidente líbio, Muammar Khadafi.

As informações são da Organização das Nações Unidas. "Estamos profundamente preocupados com tudo isso”, disse Colville, lembrando que agora a atenção deve ser redobrada para as questões de segurança na Líbia como um todo.

Paralelamente, o Programa de Alimentação, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), coordenou o envio de suprimentos de emergência para a Líbia incluindo água, remédios e combustíveis, além de alimentos. Só na semana passada, a ONU enviou 500 toneladas de alimentos para a região.

Desta vez, serão encaminhadas 600 toneladas de produtos alimentícios, como farinha de trigo, massas, molho de tomate e óleo vegetal. A distribuição será feita com o apoio do Crescente Vermelho Mais Líbia Afeto, uma organização não governamental. Um navio transportando 500 mil litros de água também foi enviado para a região.

Há relatos de que nas ruas das cidades líbias as pessoas se queixam da falta de água, alimentos, energia elétrica e combustíveis. O Conselho Nacional de Transição (CNT), liderado pela oposição e que deverá conduzir provisoriamente o governo líbio, informou que precisará do apoio da comunidade internacional para promover a reconstrução do país.
 

Edição: Juliana Andrade